Visitantes

domingo, 16 de janeiro de 2011

Você possui amigos? Pense novamente

Quantas vezes você já visitou aquele site azul com números de seguidores e amigos?

Se você faz isso de 15 em 15 minutos, já parou para pensar que talvez você não tenha amigo nenhum?

Com a invenção das tais conhecidas ferramentas sociais da internet, a idéia de amizade foi totalmente deturpada, ou talvez má traduzida.

O que antes era um compromisso de sangue, de ajudar um ao outro nos maus dias, de fazer comida para o amigo quando esse está em uma má situação, de convidar para sair ou jogar vídeo game na sua casa quando este está precisando soltar as tensões(1) ou até mesmo de estudar ou compartilhar um bom livro, se tornou o simples ato de clicar em um botão “confirmar amizade”.

A criação de conexões virtuais entre conhecidos ou desconhecidos não torna ninguém amigo de ninguém, aliás aumenta a hipocrisia no mundo. Quantas vezes você já convidou algum “amigo” para alguma atividade e este negou, ou ainda o inverso?

Esse post está meio que tomando carona em um outro post recente, de outro autor, que fala sobre um tema semelhante, vivido por um personagem o fandom.

Não é saudável viver isolado no mundo, achando que não há necessidade física de contato, os lobos do deserto não caçavam suas presas com celulares e internet, ou sequer em lanhouses. O computador deixou de ser uma calculadora para se transformar em uma máquina calculista, que isola as pessoas e assim podendo dominar o mundo com seu poder eletrônico e hipnótico, criando zumbis alienados atrofiados que não conseguem mais caminhar poucos kilômetros até a padaria.

O computador fez com que as pessoas descobrissem a vida pessoal dos outros criando um dossiê automático que joga pessoas contra as outras pessoas e fazendo essas pessoas acreditarem que saber mais é ser mais amigo. É muito mais ligado com fofoca e meter o focinho na comida dos outros do que amizade; na qual você não realmente necessita saber de nada, só resolver os problemas e compartilhar os bons momentos.

Não é namoro, amizade é algo temporal, acontece agora e pode acabar de uma hora para outra, é um compromisso para o presente, não uma promessa de futuro, não é para ser pensado como um investimento ou um contato comercial, uma lista de pessoas com quem falar ou de quem pedir coisas emprestado.

Aliás, falando em pedir coisas emprestado, um bom amigo sabe quando você precisa de alguma coisa não é necessário pedir, aliás pedir pode até ser mal interpretado, se feito de forma errônea ou repetidamente.

Mas não estou aqui, falando em filtrar a sua lista de amigos, ou criar inimizade com quem você desconfia que está somente se aproveitando de você, mas sim para você refletir se você é um bom amigo (ou amiga) para quem tem você na lista? Se cada um pensar assim, e houver mutualidade, há amizade.

Se agora, algum amigo seu lhe pedisse que você desligasse a internet, o computador e atravessasse a cidade para ajuda-lo a carregar o caminhão de mudança, nos dois dias do fim de semana, você iria? Para quantas pessoas da sua lista você faria esse favor?

Autor: Jrrhack

Nenhum comentário:

Postar um comentário