Visitantes

terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Sinusite pode ser tratada cantando com a boca fechada


Cantarolar com a boca fechada pode aliviar a sinusite, afirmam cientistas suecos.
-
A sinusite aflige mais de 37 milhões de americanos todos os anos e geralmente ocorre
porque os seios da face (cavidades que ficam no interior dos ossos, ao redor do nariz, da maçã do rosto e dos olhos) entopem aprisionando ar, secreções de pus etc. Levando a dor, dor de cabeça e congestão.

Como a inflamação é geralmente causada por infecções do trato respiratório superior, pessoas com asma e alergias são mais vulneráveis do que outras à sinusite crônica, ou rinossinusite, como preferem chamar os especialistas.


Para manter os seios da face saudáveis e livres de infecção é necessário manter o ar fluindo suavemente entre as cavidades nasais e fossas nasais.

E isso pode ser algo difícil, nos casos crônicos mais graves a solução pode passar por um procedimento cirúrgico. Porém, os pacientes que padecem desse problema podem experimentar um alívio através de uma terapia bem prosaica, que não teria contra-indicações e que pode ser realizada de imediato: basta cantar com a boca fechada (em inglês, humming).

Em um estudo no American Journal of Respiratory and Critical Care Medicine, os pesquisadores examinaram isso comparando o fluxo de ar nas pessoas quando cantarolava baixinho e quando soltavam o ar em silêncio. Especificamente, eles olharam para ver se o zumbido levou a maiores níveis de óxido nítrico exalado, um gás produzido nos seios da face. Durante a cantoria o nível de óxido nitroso subiu 15 vezes.

Um ano depois, no European Respiratory Journal, outro estudo descobriu que um efeito similar: o humming resultou em um grande aumento de óxido nítrico nasal, "causado por uma rápida troca de gases nos seios paranasais." Como a redução do fluxo aéreo desempenha um papel importante em infecções do seio, os pesquisadores sugeriram que períodos diários desse tipo de zumbido pode ajudar as pessoas a reduzir o risco de problemas crônicos. Contudo serão necessários mais estudos para comprovar o fato.

Assim, se você sofre desse problema, bem comum em época de chuva e frio, quando os casacos e cobertores são retirados dos armários e as pessoas se aglomeram em lugares fechados, ou conhece alguém que desenvolveu o problema, pode experimentar a técnica.
--------------------------------------------

Portanto, para os amantes de musica, divirtam-se!!! mais de boca fechada einh.

Nenhum comentário:

Postar um comentário