Visitantes

domingo, 16 de janeiro de 2011

A origem da bolsa do gambá

Uma mãe-gambá estava brincando no campo com seus filhotes quando um grande morcego foi agarrando um a um. A fêmea gambá implorou para que não tirasse seus bebês dela. Mas o morcego não lhe deu atenção e carregou-os para uma caverna profunda da rocha.

A mãe desolada andou pela floresta, gritando por seus filhotes. Quando um lobo ouviu seus lamentos, veio e perguntou o que tinha acontecido e ela respondeu-lhe:

-"O grande morcego tirou meus bebês de mim e não os trará de volta!".

Compadecido, o lobo falou:

-"Eu vou recuperá-los para você, se me disser onde eles estão".

Assim a mãe-gambá mostrou ao lobo a entrada da caverna para onde o morcego levou os filhotes. O lobo penetrou furioso na escuridão. Momentos mais tarde, ouviu-se gritos de dor, mas então surgiu o lobo que acrescentou:

-"Peço-lhe muitas desculpas, mas infelizmente não consegui recuperar seus bebês!"

Para a pobre gambá, só restava continuar andando pela floresta gritando pelos filhotes. Quando um coelho ouviu seus lamentos, apressou-se para perguntar o que tinha acontecido de errado.

- "O grande morcego tirou meus bebês de mim e não os trará de volta!". falou novamente a fêmea gambá.

-"Eu vou recuperá-los para você, se me disser onde eles estão". Falou o coelho.

Sendo assim, a gambá mostrou ao coelho a entrada da caverna e o coelho andou corajosamente pela escuridão. Em seguida ouviu-se o som de seus gemidos e imediatamente o coelho foi posto para fora e disse:

-"Sinto muito, Dona Gambá, mas não e foi possível recuperar seus bebês!"

Agora sim, desesperou-se, pois se o lobo e o coelho não tinham conseguido recuperar seus bebês, que esperança lhe restaria? Mesmo assim, continuou andando pela floresta gritando histericamente por seus filhotes. Uma grande tartaruga da água doce ouviu seus lamentos e veio perguntar o que havia acontecido. .....

- "O grande morcego tirou meus bebês de mim e não os trará de volta!". fala pela terceira vez a mãe-gambá.

-"Eu vou recuperá-los para você, se me disser onde eles estão". Repete a tartaruga.

A gambá apontou a entrada da caverna e a tartaruga da água doce andou com cuidado na escuridão. O morcego tinha jogado brasas quentes por todo o trajeto da caverna, que começaram a queimar seus lisos pés grandes. Mas ela manteve-se caminhando, apesar da dor, pois podia ouvir os pequenos filhotes de gambá a poucos metros dali. Eles estavam chamando pela mãe. Ao alcançá-los, colocou-os em cima de seu casco, carregando-os até a saída. O grande morcego ainda tentou recuperá-los, mas depois de diversas tentativas sem sucesso, desistiu.

A tartaruga fez um corte na barriga da feliz mãe-gambá e colocou seus filhotes dentro dela, dizendo:

-"Você deve manter seus filhotes aí dentro até que parem de mamar. Quando não necessitarem mais de leite, poderá deixá-los sair."

Desse dia em diante, as mamães gambás carregam seus pequenos bebês em uma bolsa até que estejam o suficientemente crescidos para se alimentarem sozinhos.

Nessa linda e comovente lenda, podemos visualizar, o quanto é forte o amor maternal, até mesmo entre os animais irracionais. O gambá, assim como todos os marsupiais, por apresentarem uma bolsa ventral, simbolizam a proteção materna ou parental. E, a nossa mãe-gambá, não poderia ter sido ajudada por alguém mais experiente do que a tartaruga. Ela, com seu temperamento calmo e índole pacata, foi suficientemente teimosa para obter o sucesso em sua missão. Teimosa sim, pois todos os seus contemporâneos já partiram dessa pra melhor, exceto ela, que teima em não desaparecer do cenário do mundo. A tartaruga é o melhor dos exemplos, para quem deseja viver muito e com sabedoria, pois ela é símbolo de perseverança, tranqüilidade e longevidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário